Capacitação aumenta a produtividade no varejo e franchising

Em momentos de crise econômica, como o que vivemos agora, as fragilidades dos negócios e dos profissionais ficam mais evidentes. Revertê-las exige novas práticas para buscar melhores resultados. A solução passa pela capacitação e pela adoção de planos que aumentem a produtividade. É preciso fazer mais com menos, definir e implementar indicadores de desempenho, metas claras de crescimento apoiadas por planos de ação e incentivos para a equipe.

Cada vez mais os varejistas e franqueados, de diversos segmentos, reconhecem a capacitação como imprescindível para transformar o resultado das operações.

Independentemente do tamanho da empresa, a adoção de programas para incrementar a produtividade, associados a uma política meritocrática, é capaz de trazer faturamento adicional que fará a diferença entre obter lucro ou prejuízo no final do mês. A partir do ponto de equilíbrio no qual as despesas fixas já estão pagas, o faturamento adicional terá dedução somente das despesas variáveis – ou seja, a maior parte dele será lucro direto.

Outro ponto relevante no processo de capacitação das empresas é a preocupação com valores, ética e propósito. Tal preocupação, no caso do franchising, deve estar alinhada com o franqueador, mas requer que os franqueados a reforcem junto a suas equipes.

O princípio do franchising é a reprodução em série de algo testado, formatado e que funciona muito bem. Nesse processo, o papel do franqueado é fundamental para manter a unicidade do padrão da marca, garantindo a mesma oferta de produtos, serviços e atendimento em todas as unidades. Esse é o grande desafio, pois supõe capacitação constante e foco para redução do alto “turnover” comum ao varejo – trata-se de um problema que, se não tratado, poderá destruir tudo que foi construído.

Os benefícios de um bom programa de capacitação são muitos para todos os que participam do sistema de franchising: franqueados, equipes de loja, franqueador e, principalmente, consumidores, pois passarão a ter o atendimento que merecem e acesso a produtos e serviços de melhor qualidade.